Cavaleiros do Planalto conduzem a Chama Crioula

Postado por Unknown | segunda-feira, agosto 18, 2008 | , , | 0 comentários »

O acendimento da Chama Crioula 2008, ocorreu neste sábado (16) na Ponte Seca, centro do município de São Leopoldo, às 10h45min, debaixo de chuva. O patrono da Semana Faupilha no Estado Wilmar Winck de Souza, un dos fundadores do 35 CTG, foi o responsável por colher a centelha do fogo de chão e acender a Chama. Antes, porém, houve apresentação de danças e de uma peça teatral, além da declamação do poema A Volta do Farrapo pelo poeta Dorval Dias.

Segundo os organizadores, mais de mil e quinhentos cavalarianos representando todas as regiões tradicionalistas do Estado, se fizeram presentes.
De Passo Fundo, entre outras autoridades, se fizeram presentes o Coordenador da Sétima RT Sebastião Cavalheiro e o piquete de 23 cavaleiros do Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, que pelo quarto ano consecutivo são os responsáveis por trazer a chama até nosso município.

O grupo, fundado em 2005, tem como lema "Do Planalto Médio a Cavalo Pela Integração do Rio Grande", segundo seu Comandante Giovani Giacomini cumpre com isso uma das finalidades para o qual foi formado, que é promover, cultuar e divulgar as tradições do Rio Grande, dada a importância e o simbolismo que a Chama Crioula tem para todos os gaúchos. "Assim como na Semana da Pátria também na Semana Faurroupilha temos um fogo simbólico : a Chama Crioula, que representa a história, a tradição e a alma da sociedade gaúcha" afirma Giacomini.

O Comandante da Cavalaria Antonio Geolar Kutz, programou o pouso para 30 km distante de São Leopoldo, uma vez que a solenidade de acendimento tomou quase toda a manhã. Nos póximos dias são percorridos em média 40 km diários, sempre com troca das montarias. No dia 17 a grupo almoça no CTG Recanto Nativo de Harmonia e o pouso está programado para o CTG Rincão dos Brochiers no município de Brochier.


A Chama chegará em Passo Fundo dia 24 de Agosto após percorrer 348 km, onde os Cavaleiros do Planalto serão recebidos no Parque de Rodeios da Roselândia por autoridades, imprensa e tradicionalistas de nosso município.

Fonte: Cavaleiros do Planalto Médio


0 comentários