Telmo Lima de Freitas é o Patrono da Semana Farroupilha 2009

Postado por Unknown | sábado, agosto 29, 2009 | | 0 comentários »

Autor de Esquilador é o Patrono da Semana Farroupilha 2009

Em seu galpão adornado com os mais variados artefatos da cultura gaúcha, o compositor Telmo de Lima Freitas aceitou, hoje pela manhã, o convite da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas para ser o Patrono da Semana Farroupilha 2009. Seu nome foi escolhido por unanimidade pela Comissão, além de ter sido indicado também pelo Piquete 38, da Polícia Federal. Bastante emocionado, Freitas disse se sentir muito honrado pelo homenagem e que pretende cumprir com todas as obrigações e compromissos. A figura de Patrono busca homenagear pessoas que tenham se destacado na produção e divulgação da cultura gaúcha.


Telmo de Lima Freitas nasceu em 13 de fevereiro, no município de São Borja. Filho do oficial do exército, Leonardo Francisco Freitas e da campeira, Mariana de Lima Freitas, desde muito cedo demonstrou interesse pela carreira musical. Aos 14 anos, já participava do grupo Quarteto Gaúcho. Nos anos 50, apresentou o programa gauchesco Porongo de Pedra, em uma rádio de São Borja. Seu primeiro disco, O Canto de Telmo de Lima Freitas, foi lançado em 1973. Ao lado dos amigos Edson Otto e José Antônio Hahn, conquistou o troféu Calhandra de Ouro, da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaina, com a canção Esquilador, um de seus maiores clássicos.


Temário


“Os Farroupilhas e suas façanhas”, tema adotado para 2009, irá apresentar os principais momentos do Decênio Heróico, lembrando atos importantes como a invasão de Porto Alegre, a fuga de Bento Gonçalves da prisão e a tomada de Laguna, entre outros. Também já está marcado para o dia 22 de agosto, o acendimento da Chama Crioula, em São Lourenço do Sul.
O evento também já conta com a música-tema “Façanhas por ideais de Farroupilhas Imortais”, escrita pelo poeta Albeni Carmo de Oliveira e com música de Francisco Fighera e Clóvis Frozza. A canção será gravada em estúdio até o início de maio e disponibilizada para download gratuito no site www.semanafarroupilha.com.br.

Crédito: Felipe Basso / Divulgação Semana Farroupilha

0 comentários