Cavalgada da Chama Crioula chega em Rio Pardo

Postado por Unknown | sábado, agosto 29, 2009 | , , , | 0 comentários »

O Rio Grande do Sul pertence ao Brasil por causa de Rio Pardo. Essa afirmação é baseada na importância que teve a Fortaleza Jesus Maria José e na demarcação e preservação do domínio português contra o avanço dos espanhóis no sul do continente. Com o Tratado de Madri, em 1750, firmado entre as duas potências, Rio Pardo passou a ser a fronteira entre as colônias a partir da segunda metade do século 17. A construção da fortaleza começou em 1753. Ela abrigou o Regimento dos Dragões e foi palco de batalhas que consolidaram posições lusas. Nunca foi tomada, por isso ficou conhecida como a "Tranqueira Invicta".

Devido à privilegiada posição geográfica, entre os rios Jacuí e Pardo, a cidade passou a ser o principal ponto de abastecimento do Estado, atraindo tropeiros, já que o transporte era feito, essencialmente, por via fluvial. Seu território chegou a abranger 16.803 km2, ou seja, mais da metade do território da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul (1807).

E é nesta cidade histórica que os Cavaleiros do Planalto Médio de Passo Fundo após percorrerem 213 km em 6 dias de cavalgada chegam conduzindo a chama crioula 2009, para se arrancharem no Parque de Exposições para um merecido descanço de cavalos e cavaleiros.

Amanhã (28/08) a lida começa cedo, as sete horas da manhã os pingos devem já ter sido tratados, rasqueados e encilhados para um novo galope. Desta vez com destino a Passo do Sobrado, num percurso de 33 km.

E assim, neste trancão, vão os Cavaleiros do Planalto Médio, agradecendo a fidalguia e hospitalidade de quem os recebe, a bondade Divina pelo bom tempo, o cozinheiro pela bóia, os cavalariços pela trato aos animais e aos cavaleiros e equipe de apoio pela parceria, até chegarem em Passo Fundo, após percorrerem 523 km neste compromisso que só autenticos guapos conseguem cumprir.

A cavalgada com a Chama Crioula 2009 chega em Passo Fundo dia 06 de setembro no Parque de Rodeios da Roselândia, as 11 horas da manhã.

Cavaleiros do Planalto Médio

0 comentários