Dicionário Gaudério

Postado por msr4k | domingo, novembro 18, 2007 | , , , , | 2 comentários »



RSS Feed

Para apresentar os termos característicos da cultura gaúcha e ao mesmo tempo facilitar a apreciação desta bela letra de Leonardo pelos leitores que, gaúchos ou não, podem querer ampliar seu conhecimento dos regionalismos brasileiros:

Tertúlia

Este termo, muito usado na fronteira, é castelhano e significa nessa língua: qualquer reunião de pessoas íntimas para se entreterem em conversação amena, jogos familiares, dança, etc.

Chamarra

Também conhecida como Chamarrita ou Chimarrita.
É um ritmo de origem açoriana e madeirense (arquipélagos portugueses no Atlântico). A Chamarrita está entre o ritmos comuns às três pátria gaúchas: Argentina, Uruguay e Brasil. No Rio Grande do Sul, a Chamarrita está bastante identificada com costumes e temáticas campeiros. Além da Chamarrita mais galponeira, temos as versões mais executadas pelos conjuntos de baile, adaptadas a um ritmo mais bailável.


RSS Feed

2 comentários

  1. Unknown // 27 de outubro de 2009 às 16:27  

    eu amo o rs!!amo a cultura,o jeito do ser humano ,isso é viver !!por isso amo meu estado!!ass:bruna de oliveira araujo!!

  2. Unknown // 27 de outubro de 2009 às 16:29  

    Amei esta leitura!!foi interessante!e boa p/ todos conhecermos bem nosso estado!!não temos timidez mas coragem de sermos quem somos !!isso é o Rio Grande do Sul!é saber viver com coragem!!