Prenda do mês de Dezembro - Liriane Dos Santos

Postado por msr4k | segunda-feira, dezembro 01, 2008 | , , , , , | 0 comentários »


Gaudérios: Tu és natural de que cidade? Falas um pouco de ti e de tuas raízes (como seu meio de convívio, familiares e amigos, influenciaram seu interesse pela cultura gaúcha?).

Primeiramente eu gostaria de agradecer o convite do blog Gaudérios para esta entrevista.

Bem, me chamo Liriane Dos Santos, tenho 17 anos, sou natural de Itaqui, fronteira oeste do estado, mas moro em Alvorada desde os meus seis anos. Meus pais sempre freqüentaram CTGs, antes mesmo de começar a andar e falar eu já usava vestidos de prenda e freqüentava os bailes da minha cidade natal, mas o interesse pela cultura gaúcha veio mesmo depois de estar morando algum tempo aqui em Alvorada quando resolvi entrar para a invernada juvenil do CTG Amaranto Pereira (CTG que represento até hoje), em 2005.

Após meu ingresso na invernada juvenil veio o convite para participar do concurso interno de prendas, até então não conhecia praticamente nada da cultura gaúcha, mas graças ao apoio de amigos, dos meus pais e do então Diretor Cultural o Sr.Adair Rocha, o tio Adair, eu recebi a faixa de 2ª Prenda Adulta em 2006.

Gaudérios: Qual a relação que tens com a tradição Gaúcha atualmente?

Atualmente sou a 1ª Prenda do meu CTG, o Amaranto Pereira, e também sou a Prenda Farroupilha do município de Alvorada. (Entrevista concedida em Junho de 2008.)
Também danço atualmente na invernada adulta do meu CTG.



Gaudérios: Participaste de um concurso de prendas, poderias falar como foi o concurso, quais habilidades a prenda precisa demonstrar? Conte-nos um pouco sobre o que aconteceu nos bastidores (dificuldades e alegrias).

Nesta curta vivência tradicionalista que tenho já participei de três concursos de prendas, sendo eles: dois concursos internos e o concurso de prenda farroupilha.

O concurso interno é dividido em quatro partes: Prova escrita, Mostra Folclórica, Prova Oral e Prova Artística.

Na prova escrita são avaliados conhecimentos de história e geografia do RGS e também conhecimentos sobre tradicionalismo, folclore e tradição.

Na mostra folclórica é feito um resgate de algum tema pré-definido como por exemplo: lendas, festas, folguedos, religiosidade e artesanato. Em 2007, por exemplo, o tema da mostra folclórica do meu CTG foi artesanato com materiais recicláveis.

Na prova oral a prenda deve discorrer espontaneamente sobre um tema sorteado, podendo este tema ser sobre história, geografia, tradição, tradicionalismo e folclore.

Na prova artística a prenda deve dançar uma dança tradicional e uma dança de salão, além de escolher entre tocar um instrumento musical, cantar ou declamar.

No concurso de Prenda Farroupilha do município além dessas provas a prenda também deve demonstrar conhecimento sobre a história e a geografia do seu município.

Graças ao apoio dos meus pais, dos meus amigos e da patronagem do meu CTG eu não tive muitas dificuldades em meus concursos, sempre dá aquele nervosismo, mas a alegria de estar representando o meu CTG e o apoio dos meus amigos faz valer a pena todo o nervosismo.

Gaudérios: O que gostarias de dizer para as prendas que estão iniciando na tradição, ou até mesmo para aquelas que já participam de eventos tradicionalistas, em relação a ser uma autêntica prenda?

Pra mim ser uma autêntica prenda é acima de tudo amar esse nosso estado e as suas tradições, sendo ou não prenda de faixa. O recado que eu deixe para as prendas é: Não tenham vergonha, mas sim orgulho de serem representantes de uma cultura tão linda como é a cultura Riograndense, e acima de tudo amem muito o que vocês fazem e lutem sempre pelos seus objetivos.


Gaudérios: Em relação à Cultura Gaúcha:

Qual tua música preferida? São muitas, mas tem uma que acho muito linda que é a musica Senhor das manhãs de maio.

Poesia? Ladrão de Felicidade de Salvador Ferrando Lamberty.

Livro? História do RGS - Moacir flores, Rio Grande Do Sul História e tradições - José Machado Leal, Alvorada Tradicionalista, Recital de Poesias para Prendas - Salvador Ferrando Lamberty.

Sites? www.mtg.org.br

Comunidades?
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=5430433 (1ª Região Tradicionalista)
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=420170 (MTG)
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=10486273 (Poesia Gaúcha)

Gaudérios: Qual o comentário que gostarias de fazer para complementar nossa conversa, por favor, fique a vontade?

Bem, eu gostaria de agradecer mais uma vez pelo convite, e dizer que é sempre um prazer contribuir para fortalecer cada dia mais as tradições e a cultura do nosso Rio Grande Do Sul.





Gaudérios: Depois de algum tempo sem prendas no quadro Prenda do Mês, o Blog Gaudérios se alegra em encerrar o ano de 2008 com a prenda Liriane Dos Santos que, como as demais participantes, demontra um profundo sentimento de amor e respeito aos costumes autênticos do povo gaúcho. Ficamos honrados com a possibilidade de divulgação destas prendas que se dispõe a aprender tanto sobre a sua cultura, numa época em que cada vez mais as tradições se perdem. Abraços a Todos!


Gostastes da entrevista? Então deixas teu comentário!
O Blog Gaudérios agradece!

0 comentários