Prenda do Mês - Dominicke Marca

Postado por Unknown | quarta-feira, abril 16, 2008 | , , , , | 4 comentários »

Neste mês de Abril, retomaremos o quadro Prenda do Mês com a nossa convidada a atual 2ª Prenda da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Dominicke Marca.

Gaudérios: Tu és natural de que cidade? Falas um pouco de ti e de tuas raízes.

Me chamo Dominicke Marca, tenho 18 anos, natural da cidade de Lages/SC, porém, moro na cidade de Sorocaba/SP há 7 anos. E foi aqui que começou minha história dentro do Tradicionalismo Gaúcho. Ingressei no CTG Fronteira Aberta em 2003, e nesta mesma entidade fui: 2ª Prenda Juvenil 2003/2004, 1ª Prenda Juvenil 2004/2006, 1ª Prenda Adulta 2006/2007, e depois disso tive a honra de representar o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de São Paulo, fui a 1ª Prenda do Estado de São Paulo 2007/2008. Hoje sou a 2ª Prenda da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, o que muito me orgulha, por poder representar o Jovem Tradicionalista Brasileiro.


Gaudérios: Qual a relação que tens com a tradição Gaúcha?

A Tradição Gaúcha é o ar que respiro. Sinto-me feliz e realizada em poder levar em todos os lugares por onde vou a minha satisfação em fazer parte dessa grande família, digo família, pois dentro de nossas entidades surgem grandes amizades, carinho, admiração e acima de tudo respeito. Não sou nascida no Rio Grande do Sul, mas me sinto uma grande tradicionalista, pelo fato de lutar pela preservação e seriedade do tradicionalismo gaúcho mesmo tão longe.


Gaudérios: Participaste de um concurso de prendas, poderias falar como foi o concurso, o que os jurados avaliam? Conte-nos um pouco sobre o que aconteceu nos bastidores.

Na verdade participei de cinco concursos de prendas, e mesmo com toda experiência, a cada um deles senti uma sensação diferente. Costumo dizer que passamos por um vestibular tradicionalista e temos que saber tudo (história, geografia, tradição e folclore, atualidades, etc.). Acredito que é nos concursos de peões e prendas que vemos a tradição gaúcha sendo verdadeiramente levada a sério. É nesses mesmos concursos onde fazemos amigos para sempre, e esquecemos que eles eram nossos “concorrentes”. E é na hora do resultado que vemos trabalhos sendo reconhecidos, alegria, lágrimas, euforia... E tudo isso vale muito a pena!



Gaudérios: O que gostarias de dizer para as prendas que estão iniciando na tradição, ou até mesmo para aquelas que já participam de eventos tradicionalistas, em relação a ser uma autêntica prenda?

“QUERER É PODER”... Essa é a mensagem que gostaria de deixar as meninas e moças que sonham em ser Prendas de suas entidades, MTG e CBTG, onde estou hoje. Trabalhem, e trabalhem com amor, de maneira correta, pois não importa o número que levamos em nossas faixas (1ª, 2ª ou 3ª), na verdade nem importa a faixa, o que vale mesmo são os nossos trabalhos, nossa dedicação e nosso amor por essa causa. Um dia esse sonho de 1ª Prenda vai passar e não podemos deixar de ser Prendas de Primeira.


Gaudérios: Em relação à Cultura Gaúcha: qual tua música preferida? Poesia? Livro? Sites? Comunidades?

Música: Querência – César Oliveira e Rogério Melo.
Na verdade tenho várias músicas preferidas, escuto muito Luiz Marenco, Marcelo Oliveira, Pirisca Grecco.

Poesia: Os Caveiras e o Engodo da Morte – Carlos Omar Villela Gomes
Poesia esta com que sagrei-me Campeã Brasileira de Declamação Prenda Adulta (9º FENART – Pato Branco/PR)

Livro: ABC do Tradicionalismo Gaúcho, MTG 40 anos – Raiz, Tradição e Futuro.


Sites:

http://www.cbtg.com.br/ (Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha)

www.mtgsp.com.br (Movimento Tradicionalista Gaúcho de São Paulo)

www.dominicke.flogbrasil.terra.com.br

Comunidades:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=50448802 ( Dominicke – 2ª Prenda da CBTG)

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27298194 (MTG/SP)

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=542323 (CTG’s do Estado de São Paulo)


Gaudérios: Qual o comentário que gostarias de fazer para complementar nossa conversa, por favor, fique a vontade?

Gostaria de agradecer mais uma vez pelo convite, e dizer que fico muitíssimo feliz em saber que o principal objetivo deste blog é levar nossa tradição a todos os cantos do Brasil. Parabéns pela dedicação, e contem comigo para o que precisarem.




Gaudérios: Bem, queremos encerrar mais esta entrevista agradecendo à Prenda Dominicke por sua participação neste quadro do Blog Gaudérios, bem como parabenizá-la por sua atuação dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho apesar da pouca idade e da distância em que vive do Rio Grande do Sul. Nos alegra, e a todos os gaúchos e gaúchas, ver que as tradições continuam firmes no cotidiano das novas gerações.




Gostastes da entrevista? Então deixas teu comentário!
O Blog Gaudérios agradece!


4 comentários

  1. Lucas Ávila de Oliveira // 2 de maio de 2008 às 14:28  

    Dominicke Marca é Retrato de amor pelo que se faz, e somente quem a conhece de verdade sabe o valor que essa guria tem...
    Orgulho-me muito em ter-te como amigo, Dommy, e sabes que isso é verdade...

    Parabens pela intrevista, e um grande abraço pra os amigos o E-gauderio...

    Paysano Lucas...

  2. Unknown // 1 de dezembro de 2008 às 01:00  

    Adorei a entrevista, Dommy você é sensasional mesmo, adimiro muito este seu lado voltado a tradição gauxa, beijos do seu primo Marcelo!

  3. Unknown // 17 de janeiro de 2009 às 22:55  

    Tua paixão pela poesia é muito bonita eu me chamo Thaís Candido da Silva tambem declamo mas talvez tenha desistido pois não conscigo escolher uma poesia talvez tu poderias me indicar uma poesia para prendas da invernada juvenil eu danço no CTG Sinuelo de Caxias do Sul.Um grande abraço da Thaís continue fazendo este trabalho

  4. Unknown // 29 de agosto de 2009 às 20:14  

    Parabéns Dominicke
    Quero q saibas que me sinto muito feliz de ver que a tradição gaúcha ultrapassa fronteiras, posso ver que tu és uma gaúcha não só de coração mas também de alma,
    PARABÉNS da 2ºPrenda Juvenil do CTG Jango Borges 14ªRT
    Cassiane Dorigon.